No dia 29 de maio de 2019, no Liceu Dr. Aníbal Acosta Estapé, em Rio Branco, Uruguai, realizamos uma palestra com o seguinte título: El origen histórico de Yagurón y su inserción en la frontera con Uruguay. Repetimos a parceria feita no ano passado, quando apresentamos nosso livro ‘O Solo da Liberdade’, na Semana Nacional do Livro, evento tradicional realizado todos os anos no Uruguai. Desta vez, ao invés de apresentar um livro, resolvemos apresentar algumas obras importantes escritas sobre a trajetória histórica de Jaguarão/RS.
Primeiramente, as obras de Sérgio da Costa Franco (1980) e de Eduardo Souza Soares (2010 e 2011). Ambos, numa perspectiva tradicional e romântica da História, foram os pioneiros na escrita sobre a cidade de Jaguarão. Seus escritos são fundadores, já que são alinhados ao IHGJ, o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão. Durante muito tempo as obras de FRANCO e SOARES eram as únicas referências sobre o assunto. Entretanto, desde a criação do curso de História-Licenciatura em 2010, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), na mesma cidade de Jaguarão, novas pesquisas e trabalhos monográficos foram publicados. E estes trabalhos trouxeram novas histórias, novos personagens, novas abordagens, alinhando-se mais a uma História Social e Cultural.
Enfim, a experiência com os estudantes no Liceu foi fantástica. Vale registrar aqui que o interesse, a curiosidade e o respeito são atributos que merecem ser lembrados. Para quem tem mais interesse nos trabalhos escritos pelos egressos do curso de História-Licenciatura da UNIPAMPA, indicamos acessar o site: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/historia/trabalhos-de-conclusao-de-curso/
Abraços e até a próxima!
Jônatas Marques Caratti