OFICINA SOBRE USO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA

Entre os dias 20 e 26 de novembro, ocorreu a IX Semana da Consciência Negra, em Jaguarão/RS e Rio Branco/UY. O evento começou com a abertura da Galeria Intercultural Magliani, homenagem a artista Maria Magliani, a primeira negra a se formar no curso de Artes Plásticas da UFRGS, em 1968. No último dia, 26 de novembro, a Praça das Figueiras – lugar simbólico, pois ali se vendiam homens e mulheres escravizados(das) – acolheu diversas apresentações culturais como rodas de capoeira, companhias de dança, dentre outros destaques.

Nossa contribuição, se deu na construção de uma oficina que tinha por fim capacitar os futuros professores para transformar a dinâmica e a realidade da sala de aula. Apresentamos a Oficina “Protagonismo negro em Jaguarão: o uso de documentos históricos em sala de aula”, no Clube Negro 24 de agosto, no dia 24 de novembro, às 18hs. Num primeiro momento, elencamos dados sobre a população cativa em Jaguarão e sobre a potencialidade de documentos históricos para que os/as estudantes possam compreender a essência da disciplina de História. O livro base para a questão da utilização de fontes primárias, foi “Ensino de História: fundamentos e métodos”, de Circe Bittencourt (2012).

Na segunda parte, entregamos exemplos de cartas de alforria para que os participantes pudessem observar, analisar e interpretar os documentos a luz da bibliografia apresentada. O fechamento da oficina se encaminhou com as apresentações dos grupos, que destacaram os principais elementos que lhes chamaram atenção. Na tentativa de fugir de uma aula de ensino tradicional, de apenas exposição de informações, sem diálogo ou participação dos estudantes, propomos a estratégia de oficinas, que contribuem para a construção do conhecimento, a dinâmica entre os diversos participantes, além de poder enfocar temas realmente significativos para nossa sociedade contemporânea: a questão do racismo, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *